CNBB divulga tema do mês vocacional 2024

 

Todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulga o tema e o lema do mês de agosto, mês em que a Igreja no Brasil celebra as vocações. Neste ano a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB junto ao Serviço de Animação Vocacional definiu como temática principal do mês vocacional: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”, (Mt 9, 38).

 

Padre Guilherme Maia Junior, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, explica que o tema foi aprovado na última reunião ampliada da comissão e tem como base uma frase da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023. 

 

Vocação: testemunho de um encontro

“A igreja como uma sinfonia vocacional é o tema, onde cada um de nós que compõe a igreja dá a sua nota e o seu tom para gerar essa grande harmonia que temos que ter no trabalho pastoral, olhando em cada lugar o desempenho da nossa vocação, a vocação para qual Deus nos chama”. E continuou:

 

“O lema deste ano é: Pedi, pois, ao Senhor da Messe, que está no Evangelho de Mateus 9, versículo 38. A nossa tônica, que é o primeiro passo vocacional, é a nossa oração, é o pedido que Deus nos faz para que a gente reze, para que Ele envie trabalhadores para sua Messe”.

 

Instituído em 1981, pela CNBB, o mês de agosto é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações.

 

Subsídio para o Mês Vocacional

A “Hora Vocacional”, é o subsídio que traz a temática de trabalho do mês vocacional 2024. O material é composto por celebrações litúrgicas e encontros litúrgicos pastorais que inspiram a reflexão do tema e do lema proposto para o mês e agosto. Nele, são encontradas sugestões para encontros, celebrações, terço, dentre outros.

 

“É um subsídio bem completo para que todas as paróquias, comunidades e regionais se organizem para celebrar bem o mês vocacional. E também que tenham conteúdo para trabalhar nesse ano, nos próximos anos, também essa temática vocacional, que esse ano tá ligada à questão eclesiológica, a questão da igreja, o lugar da vocação em todos os ambientes da nossa igreja”.

 

Fonte: A12

 
Indique a um amigo