Blog03/06/2026
Catedral São João Batista prepara a 117ª Festa de São João Batista com novena, fé, tradição e programação para toda a comunidade

Catedral São João Batista prepara a 117ª Festa de São João Batista com novena, fé, tradição e programação para toda a comunidade

Celebração acontece nos dias 19, 20 e 21 de junho, com Santas Missas, novena, terços em alemão e italiano, praça de alimentação, música ao v

Catedral São João Batista

Catedral São João Batista

03/06/20266 min de leitura

Mais de um século de devoção, alegria e vida em comunidade voltam a se renovar na Catedral São João Batista, em Rio do Sul. A Paróquia se prepara para realizar a 117ª Festa de São João Batista, uma das celebrações religiosas e comunitárias mais tradicionais da região, nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2026.

A festa, que tem apresentação do Sicoob Alto Vale, reúne fé, cultura, gastronomia, música e convivência, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. A programação oficial inclui Santas Missas, momentos de oração, atrações musicais, bingo, Ação Entre Amigos e uma grande praça de alimentação, com destaque para o tradicional Filé da Catedral.

Antes da programação festiva do fim de semana, a comunidade também viverá a Novena de São João Batista, que começa no dia 12 de junho e segue até o dia 21 de junho, tendo como tema central a Eucaristia. A cada noite, diferentes pastorais, movimentos e grupos da Catedral estarão envolvidos na celebração, tornando cada encontro um momento especial de oração, participação e preparação espiritual.

A novena inicia no dia 12 de junho, às 19h, com o tema “A Eucaristia: pão descido do céu”, com o Padre Dom Inácio, e participação da Iniciação à Vida Cristã, Ministros Extraordinários da Eucaristia e Pastoral do Batismo. No dia 13 de junho, também às 19h, o tema será “Eles o reconheceram ao partir o pão”, com Padre Paulo, e participação da Pastoral dos Coroinhas e Acólitos e Pastoral do Dízimo. No dia 14 de junho, a reflexão será “Eis o Cordeiro de Deus”, com Padre Fernando, junto à Pastoral dos Noivos e Movimento de Irmãos.

A programação da novena segue no dia 15 de junho, com Padre César e o tema “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor”, com participação do Movimento Cursilho, Terço dos Homens e Pastoral da Comunicação. No dia 16 de junho, Padre Anésio conduzirá a celebração com o tema “Permanecei em mim”, junto ao Coral, Grupos Bíblicos de Reflexão e Pastoral Litúrgica. No dia 17 de junho, Padre Vinícius presidirá a noite com o tema “Ele deve crescer, e eu diminuir”, com participação da Pastoral Hospitalar, Apostolado da Oração e Infância Missionária.

No dia 18 de junho, a novena terá como tema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, com Padre Osmar, Juventude Mensageira, Pastoral Vocacional e RCC, Grupo Alegrai-vos. No dia 19 de junho, já dentro da programação da festa, a celebração será conduzida pelo Padre Arnaldo, com o tema “Fazei isto em memória de mim”, e participação do Grupo de Jovens da Catedral, Ação Social e EMAUS. No dia 20 de junho, Padre Ari conduzirá a reflexão “A Eucaristia é o pão para a vida do mundo”, com participação das Mães que Oram pelos Filhos e Pastoral da Acolhida.

O encerramento da novena acontece no domingo, 21 de junho, com o tema “Então os olhos deles se abriram e o reconheceram, ao partir o pão”. Neste dia, as celebrações serão realizadas em três horários: 8h, com Padre Paulo; 10h, com Dom Adalberto; e 19h, com Padre Ari João.

A programação da festa começa oficialmente na sexta-feira, 19 de junho, com Santa Missa às 19h. A praça de alimentação terá atendimento do tradicional Filé da Catedral das 18h30 às 22h, e a noite contará com atração musical de Marquinhos Costa, das 20h30 à 0h30.

No sábado, 20 de junho, a programação inicia com momentos culturais de oração. O Terço em Alemão será rezado às 9h, e o Terço em Italiano às 10h, valorizando a fé, a memória e as raízes culturais da comunidade. O Filé será servido em dois horários, das 11h30 às 14h e das 18h30 às 22h. A programação também terá Café e Bolo das 12h às 22h, música ao vivo com Luiz Henrique das 11h às 14h, Rick Sanfoneiro das 20h30 à 0h30, além de bingo a partir das 15h. A Santa Missa será celebrada às 19h.

No domingo, 21 de junho, dia de encerramento da festa, haverá Santas Missas às 8h, 10h e 19h. O Filé será servido das 11h às 14h30, e o Café e Bolo funcionará das 11h às 19h. A programação musical contará com Luiz Henrique das 11h30 às 15h e Amarildo & Dynan das 15h às 18h. O bingo começa a partir das 14h, e o sorteio da Ação Entre Amigos será realizado às 20h.

Além da programação litúrgica e cultural, a festa também terá as tradicionais barracas durante todos os dias, com pinhão, quentão, pastel, Doces Apiúna, espetinho, pescaria e brinquedos. Algumas barracas já estão atendendo, antecipando o clima da festa e convidando a comunidade a participar desde já desse momento de preparação.

A 117ª Festa de São João Batista também conta com o apoio de patrocinadores e parceiros que ajudam a manter viva essa tradição. Entre eles estão Russi, Specific, Amanda 101.5 FM, Catarinão Supermercados, Coelho & Vigário Construtora e Incorporadora, Dolsan Supergasbras, Panela de Barro, Unidavi, CL Capital, Pamplona, J. Marcani Contabilidade, Maquinária, Bremer, Vasselai Imóveis, New Peças, Aviamentos Comandolli, Monnari, MD Importação e Exportação e Elber Automotive.

Para a Catedral São João Batista, a festa é mais do que uma programação anual. É uma expressão concreta da fé, da história e do pertencimento da comunidade. Uma tradição de mais de 100 anos só se mantém viva porque muitas mãos ajudam a construir cada detalhe, desde a organização das celebrações até o atendimento nas barracas, a preparação da alimentação, o acolhimento dos visitantes e a participação das famílias.

A comunidade é convidada a participar da novena, das Santas Missas e de toda a programação festiva. Afinal, como lembra a própria mensagem da festa: “A festa fica mais bonita quando você participa junto! Venha celebrar essa tradição que já dura mais de um século.”


SERVIÇO

117ª Festa de São João Batista

Local: Catedral São João Batista, Rio do Sul
Data: 19, 20 e 21 de junho de 2026
Apresentação: Sicoob Alto Vale
Realização: Catedral São João Batista

Novena de São João Batista

Período: de 12 a 21 de junho
Horário: sempre às 19h, exceto no dia 21 de junho, quando haverá celebrações às 8h, 10h e 19h
Tema central: a Eucaristia

Programação da Festa

Sexta-feira, 19 de junho

18h30 às 22h: Filé da Catedral
19h: Santa Missa
20h30 à 0h30: Show com Marquinhos Costa

Sábado, 20 de junho

9h: Terço em Alemão
10h: Terço em Italiano
11h às 14h: Show com Luiz Henrique
11h30 às 14h: Filé da Catedral
12h às 22h: Café e Bolo
15h: Bingo
18h30 às 22h: Filé da Catedral
19h: Santa Missa
20h30 à 0h30: Show com Rick Sanfoneiro

Domingo, 21 de junho

8h: Santa Missa com Padre Paulo
10h: Santa Missa com Dom Adalberto
11h às 14h30: Filé da Catedral
11h às 19h: Café e Bolo
11h30 às 15h: Show com Luiz Henrique
14h: Bingo
15h às 18h: Show com Amarildo & Dynan
19h: Santa Missa com Padre Ari João
20h: Sorteio da Ação Entre Amigos

Barracas

As barracas funcionam durante todos os dias da festa, com pinhão, quentão, pastel, Doces Apiúna, espetinho, pescaria e brinquedos. Algumas barracas já estão atendendo a comunidade, antecipando o clima da 117ª Festa de São João Batista.

Catedral São João Batista

Catedral São João Batista

Portal oficial da Catedral São João Batista em Rio do Sul - SC. Acompanhe notícias, reflexões e registros da vida comunitária.

Leia também